Valores
- A vocação do homem partícipe na obra de Deus, na realização do projeto do mundo em que vivemos.
- O dirigente como organizador do trabalho.
- A empresa como comunidade de pessoas.
- A importância da visão cristã como administradora de talentos e recursos.
- A influência no estado, com práticas éticas na condução das relações econômicas/sociais.
- A busca permanente de uma economia livre e solidária.
Visão
Unir os dirigentes cristãos na sua responsabilidade econômica e social frente à realidade, fomentando a humanização das relações nas empresas, comunidades e famílias, valorizando o dirigente como veículo de transformação.
Missão
- Por Cristo e seu evangelho no mundo empresarial e das relações no trabalho, para renovar a vida, entendendo e vivendo a responsabilidade como dirigente como um compromisso transcendente.
- Transformar com a força do Evangelho, os valores, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida do ambiente empresarial.
- Criar, desde os ensinamentos da Doutrina Social Cristã, um modelo de cultura solidária, onde a dimensão técnica esta a serviço do homem, no respeito inegociável de sua dignidade e na sua promoção como um ser integral.
- Promover a eficiência criadora da empresa, entendendo a mesma como uma comunidade de trabalho, onde talentos orientam recursos e suas ações na promoção do bem comum.
- Incentivar os dirigentes de empresas a praticar e difundir a ética com base nos valores cristãos.
Doutrina Social
O princípio da Dignidade da Pessoa Humana, antes mesmo de qualquer elaboração filosófica, tem sua origem na gratuidade divina. Deus mesmo quis criar o homem à sua imagem e semelhança, conforme nos relata o primeiro Livro da Bíblia, denominado Gênesis (Gn 1,26). Deus nos criou com inteligência, com vontade própria e com a capacidade de tomar decisões. Fomos criados por amor e para o amor.
“A fé nos diz que a Bíblia é a palavra de Deus para nós”. A Bíblia soma ao todo 73 livros, escritos ao longo de mais de mil anos, cujo conteúdo principal é revelar a infinita bondade do Pai para com seus filhos. Se somos filhos do mesmo Pai, somos todos irmãos. Para concretizar, historicamente, seu amor pela criatura humana, Deus enviou seu único Filho, Jesus Cristo, a fim de que pudéssemos conhecer seu Reino de Paz e Amor.
Se somos irmãos, vivamos como tal! Todos somos filhos de Deus. Como tal, somos seres racionais, conscientes e livre. Diferentes dos animais, vegetais e minerais, também criados por Deus, mas não “`a sua imagem e semelhança”.
Deus nos fez sem duplicatas
Cada um de nós é único e original. Não existem copias. Deus nos fez sem duplicatas. Fomos criados por Ele, em um gesto supremo de Amor e, somente com Ele, poderemos alcançar a felicidade. Viemos do Amor e para ele somos dirigidos.
A dignidade absoluta da pessoa humana é, por isso, algo que não se vende, nem se transfere e não se pode abdicar. Porque, de origem divina, somos iguais uns aos outros em todos os aspectos da vida, independente de qualquer categoria. As desigualdades produzidas ferem a Dignidade da Pessoa Humana. Onde tal ocorre, Deus está sendo crucificado novamente no meio de nós.