Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE/MG) realizou, dia 26 de maio, o 26º Encontro de Reflexão. O evento, considerado o mais importante da entidade, nessa edição contou com o tema “O bem que as empresas podem fazer”. O encontro foi realizado na Igreja Nossa Senhora Rainha, no bairro Belvedere e durou das 07h30h às 18h.
Ao longo do dia, palestras e grupos de discussão, trouxeram interação e troca de experiências entre os participantes. O Encontro se encerrou com uma missa celebrada pelo padre Mário Pozzoli, a convite do Pároco da Igreja Nossa Senhora Rainha, padre Alexandre Fernandes.
O presidente da ADCE/ MG, Sérgio Cavalieri, ressalta que este é o evento mais importante do calendário da ADCE. “O Encontro de Reflexão é uma oportunidade para os dirigentes conhecerem melhor o que é responsabilidade social empresarial, a doutrina social da Igreja, e o trabalho da ADCE, que é ajudar os empresários a aplicar estes dois conceitos conjuntamente nas empresas. Quando as empresas são geridas desta forma e ainda iluminadas pela espiritualidade, elas são socialmente responsáveis, plenamente humanas e altamente competitivas, contribuindo para o crescimento harmônico do país, da sociedade e das pessoas”, explica Cavalieri.
O Encontro contou com cerca de 90 participantes, lotação máxima do local evento. Ao longo do dia, associados e convidados tiveram a oportunidade de participar de palestras que trataram da temática da responsabilidade do dirigente perante aos desafios sociais do mundo hoje e a base da Doutrina Social da Igreja na formação dos verdadeiros valores humanos.
Depois das boas vindas do presidente Sérgio Cavalieri, a primeira palestra foi a do professor Pachecão, que falou da importância de se fazer todas as atividades profissionais e pessoais com amor e determinação, base do segredo que o tornaram um dos professores mais conhecidos do país. Em seguida, o vice-presidente executivo da Gerdau, Manoel Vitor de Mendonça Filho palestrou sobre o tema: “O dirigente cristão os seus desafios no mundo de hoje”; no qual apresentou sua visão do comportamento do empresário e apresentou boas práticas da empresa. A manhã terminou com a palestra do padre Otávio Juliano de Almeida, Pároco da Paróquia João XXIII e assessor espiritual da ADCE, com o tema: “O dirigente de empresa e a Doutrina Social da Igreja”. Tema que nivelou todos os participantes sobre os pilares do direcionamento cristão.
Logo após o almoço servido na própria Paróquia, foi a vez do presidente do Grupo São Francisco de Assis, ex presidente do Bretas, Estevam Duarte de Assis, trazer uma contundente palavra ao falar do tema: “Testemunho do dirigente cristão de empresa”. Em seguida, padre Mário Pozzoli, contou sobre seu chamado para a vida na Igreja, sua vinda para o Brasil e sobre o projeto Providência (www.projetoprovidencia.org).
O Encontro de Reflexão terminou o ciclo de palestras com o depoimento do sócio da Master Foods Alimentos, Joaquim Antunes Costa Filho com o tema: “Porque participo da ADCE”. E finalizou com o presidente da Suggar e diretor da ADCE, Lúcio Costa que apresentou a reflexão final.
O Encontro de Reflexão é uma das ações de integração, de geração de conhecimento e de troca de experiências promovidas pela ADCE, que acontece semestralmente. As fotos estão no site www.adcemg.org.br