Acompanhado por uma platéia atenta, estimada em mais de cem pessoas, o secretário destacou a proposta de restrição ao consumo de álcool em determinados dias e horários, nos dez municípios com maiores indicadores de homicídios no RS.
Segundo Mallmann, a proposta, se adotada, será uma das medidas para reduzir os altos índices de crimes nessas cidades – Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Guaíba, Canoas e Alvorada -, que, juntas, respondem por 58,8% dos homicídios praticados no Estado.
O secretário disse que, no entanto, há resistência por parte das prefeituras em adotar a medida, o que põe as prefeituras na contramão das pesquisas de opinião pública realizadas nessas comunidades, que se posicionaram a favor da restrição.
De acordo com Mallmann, a restrição e o combate às violências geradas pelo álcool, seja nos crimes contra a vida ou nos acidentes de trânsito, já foram implantados, na prática, pelos municípios de Santa Rosa, onde a criminalidade foi reduzida em 50%, Canela e Dois Irmãos.
A proposta da SSP também foi avaliada com muita receptividade pelas comunidades de Vacaria, Alegrete, Uruguaiana, São Borja e Rio Grande, que em breve devem posicionar-se oficialmente sobre o tema.
Para a presidente da ADCE, Rita Daudt, os argumentos do secretário para a proposta de restrição ao consumo de álcool estão revestidos de conteúdo, o que torna sua cruzada “em favor da vida” um tema muito bem acolhido pela comunidade gaúcha. Ao final de sua explanação, Mallmann foi aplaudido e cumprimentado pela platéia.