Sérgio Cavalieri, da ADCE Brasil, debateu sobre valores, em palestra para Jovens Empresários Mineiros
Evento fez parte de programação de Jantares Palestra, promovidos pela ACMinas Jovem mensalmente na Capital
Sérgio Cavalieri |
“Valores como impulsionadores do Empreendedorismo”, este foi o tema abordado por Sérgio Cavalieri, presidente do Conselho de Administração da ALE Combustíveis S.A./Grupo ASAMAR e da ADCE Brasil para os empresários do Conselho Empresarial de Jovens da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas Jovem).
Ele foi o convidado do Jantar Palestra, que aconteceu no início de junho, na Casa Bernardi (Rua Conde de Linhares, 308, Cidade Jardim). Participaram do evento associados do Conselho e convidados entre representantes da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas de Minas Gerais e imprensa.
O presidente da ACMinas Jovem, Rodrigo Oliveira, ficou satisfeito com a palestra e a participação de jovens empreendedores. Segundo ele, Sérgio Cavalieri é um profissional com vasta experiência em diversos segmentos de negócios. “Além disso, a defesa dos valores é uma característica particular do empresário, o que o torna muito respeitado no mercado. Acredito que que todos os que estiveram presentes conseguiram absorver ideias para aplicação de novas práticas para trabalhar tais valores e, consequentemente, gerar novas oportunidades e crescimento”, comenta.
Rodrigo Oliveira, Luiza Paes, Sérgio Cavalieri, Fred Belem |
Em sua participação, Cavalieri destacou a importância dos valores para as empresas, seus colaboradores e com todos os públicos com quem interage, e fez uma abordagem do momento atual da sociedade, que está passando por grandes transformações, devido, principalmente, aos avanços tecnológicos e a globalização.
Segundo ele, essa transição trouxe alterações culturais muito significativas, porque as pessoas passaram a ter mais voz ativa e tornaram-se grandes atores dessa mutação. “A sociedade ganhou nova configuração, com a migração do poder para o indivíduo em seus diversos papéis, seja enquanto cidadão, consumidor, cliente, fornecedor. Esse fato exige uma postura diferente por parte das empresas que devem ter um novo olhar e um cuidado especial com as pessoas, o que só é possível se toda a organização compreender este cenário e estiver alinhada neste objetivo”, salienta.
Participantes |
Cavalieri argumenta ainda que os valores devem ser à base do líder empresarial na tomada de decisões e destaca que é por meio deles que as empresas ganham diferenciação num mercado cada vez mais competitivo. “As decisões baseadas nos valores humanos, universais e atemporais fazem bem não só às pessoas, mas também às corporações, gerando retornos intangíveis como reputação e respeito, e retornos tangíveis, com maior produtividade, aumento das vendas e lucratividade, o que implica na perenidade das organizações”, argumenta.
Sérgio Cavalieri esteve no evento acompanhado do presidente da ADCE Minas, Sérgio Frade e da diretora Rosália Paraiso.
Fotos: Wagner Diló Costa