Página Inicial > Notícias > INFORMATIVO ADCE MINAS – Saúde pública foi tema do último Almoço-palestra de 2015 da ADCE Minas
INFORMATIVO ADCE MINAS – Saúde pública foi tema do último Almoço-palestra de 2015 da ADCE Minas
Saúde pública foi tema do último Almoço-palestra de 2015 da ADCE Minas
O presidente da AMMG Lincoln Lopes Ferreira deu um panorama da atual situação da saúde pública no Brasil
A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-MG), em parceria com o Sistema FIEMG, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI) promoveu na última terça (17), concorrido Almoço-palestra com o presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Lincoln Lopes Ferreira. A saúde pública no Brasil foi o tema central do palestrante que apresentou para associados e convidados o panorama da atual situação da saúde pública no Brasil.
O presidente da ADCE Minas, Sérgio Frade, abriu o último Almoço-palestra do ano, da ADCE Minas em 2015, com a provocação e um chamado para reflexão com a pergunta: Como tornar a saúde um bem verdadeiramente acessível? Essa é uma discussão na qual realidades econômicas competem com sensibilidades políticas.
Durante a palestra, o presidente da AMMG, Lincoln Ferreira, apontou questões e dilemas atuais da saúde pública, que deverão ser enfrentados nos próximos anos por toda a sociedade brasileira. Ferreira, ressaltou que o Brasil é o único país do mundo, com mais de 100 milhões de habitantes, que busca oferecer a sua população o acesso universal a saúde, porém, é de conhecimento público que o sistema opera com muitas dificuldades e não consegue atender todo esse universo de pessoas com qualidade. “Faltam leitos e equipamentos em hospitais, as filas de espera para procedimentos por vezes duram meses, faltam profissionais e infraestrutura em regiões mais afastadas dos grandes centros, entre vários outros problemas”, explicou Ferreira.
Para Lincoln Ferreira, são muitos os desafios, mas para que o Brasil possa enfrentar os problemas e oferecer um serviço de saúde de qualidade em médio prazo, seja ele público ou privado, toda a sociedade deve participar e contribuir para as melhores soluções. Algumas sugestões como o plano de carreira de estado para médicos recém formados, pode ser uma saída a programas mal elaborados como o Mais Médicos.
O presidente da ADCE Minas, Sérgio Frade, ressaltou a importância de trazer para o debate, um tema tão sensível como o da saúde pública no Brasil, pois a mesma, pela sua ineficiência tem impactado diretamente na gestão das empresas. No campo empresarial, observa-se os efeitos da crise com muitas empresas demitindo para sobreviverem, o que acaba acentuando os problemas do setor, já que os empregados perdem o direito ao plano de saúde privado e passam a depender diretamente do sistema público de saúde. O sistema privado também sente os reflexos pois sua receita sofre redução e ainda tem de lidar com os efeitos da alta da inflação no setor, ressaltou.
Ao final do evento, o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, anunciou a entrada em operação em dezembro do Hospital Metropolitano Célio de Castro (Hospital do Barreiro).
Fotos: Wagner Diló Costa
Lincoln Lopes Ferreira, Presidente da AMMG
Deputado Antonio Carlos Arantes, Lincoln Lopes Ferreira, Sérgio Frade e Jacob Máximo
Amélia Maria Fernandes Pessoa, Lincoln Lopes Ferreira, Lucio Sampaio e Sérgio Cavalieri
Deputado Antonio Carlos Arantes, Lincoln Lopes Ferreira, Lúcio Sampaio, Sérgio Frade, Josué Costa Valadão e Fabiano Geraldo Pimenta Júnior
Guilherme da Silva Domingos, Irmã Marilúcia Gonçalves, Sérgio Frade, Cláudia Navarro Carvalho e Lincoln Lopes Ferreira
Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, Secretário Municipal de Saúde anunciando a entrada em operação do Hospital Metropolitano Célio de Castro (Hospital do Barreiro)