Presidente da ACMinas debateu política com empresários em Almoço-palestra da ADCE Minas
“Todos nós somos políticos” foi o tema da palestra apresentada pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Lindolfo Paoliello, em Almoço-palestra na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. Ele foi o convidado para o penúltimo Almoço-palestra do ano promovido pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE Minas), no último dia 24 de outubro. O líder classista mostrou como o ser humano é um ser político, em uma concepção mais ampla do que o trabalho partidário tradicional.
Paoliello recorreu a pensadores e filósofos como Aristóteles, Hannah Arendt e Max Weber para apresentar a tese de que todos os homens só se realizam plenamente na política. “A palavra, o diálogo, a interlocução e as interações sociais fazem parte das ações humanas”, afirmou. Ele explicou que o “ser político” não deve ser entendido exclusivamente como aquele que participa da política partidária.
O presidente da ACMinas explicou que os movimentos e manifestações populares surgidas no Brasil a partir de junho de 2013 apontam para uma participação política de jovens. “Não são políticos tradicionais, profissionais, mas exercem suas funções políticas demonstrando insatisfações”, pontuou.
Sobre as eleições atuais em Belo Horizonte, Paoliello destacou a falta de participação popular e ressaltou que no embate entre os dois candidatos anda faltando projetos e sobrando ofensas. Em sua mensagem final, Paoliello afirmou que o país passa por um momento de aceleração de novas lideranças. Em um paralelo com o ambiente de inovação, disse que estão sendo formatadas startups políticas entre os brasileiros.
Homenagem ao Frei Miguel Guzzo Coutinho
Durante o encontro, o presidente da ADCE-MG, Sérgio Frade, entregou ao Frei Miguel Guzzo Coutinho uma placa da entidade em homenagem aos trabalhos desenvolvidos pelo pároco. Há dois anos em Belo Horizonte, ele atua na Igreja do Carmo, na região do bairro Sion. “O apoio é fundamental para prosseguirmos no atendimento em nosso ambulatório, que funciona fora do Sistema Único de Saúde”, disse Coutinho. Anualmente, o espaço trata aproximadamente 20 mil pessoas de comunidades carentes de Belo Horizonte.
Nota
As opiniões dos participantes no debate final não representam necessariamente a posição da ADCE Minas.
Veja no site da ADCE Minas a integra da palestra e as fotos do evento – www.adcemg.org.br
Fotos: Wagner Diló Costa
![]() |
Palestra Lindolfo Paoliello |
|
|
|
|