“Finanças, ética e compliance” foi tema do 4º almoço-palestra da ADCE-MG em 2017
O presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), Gilson Carvalho, foi o palestrante convidado para o almoço da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG). Realizado na Fiemg, em 21/6, o evento reuniu os associados para discutir o tema “Finanças, ética e compliance”.
O palestrante abordou o papel do executivo de finanças frente aos desafios atuais de crise moral, ética, politica e econômica, enfatizando a ética na gestão das empresas e destacando a importância dos executivos de finanças se afastarem de práticas comprometedoras e serem exemplo de conduta ética.
Em sua avaliação, o CFO é o guardião dos valores da empresa, não somente os financeiros, sendo o responsável pelo compliance e, também, pela atuação ética. Carvalho acredita que a melhor atitude em relação a questões éticas é o exemplo.
Ele avalia que é importante as empresas terem seu código de ética, mas se os atos dos funcionários estão em contradição com o documento, ele de nada adianta. “O papel do executivo de finanças é dar o exemplo. Se você entra num ambiente que não é ético, sua melhor postura é sair de lá. É difícil? É, mas é o que tem que ser feito. O famoso jeitinho brasileiro é o jeito errado, como pagar o dentista sem nota, por exemplo”, comparou.
Em sua palestra, Gilson Carvalho destacou os riscos de não seguir as leis (os custos do não compliance) citando a Lei anticorrupção e suas multas vultosas, as penalidades elevadas da Lei antitruste, a responsabilidade penal decorrente da Lei de lavagem de dinheiro, as infrações do código penal e as penalidades administrativas.
Ao finalizar, destacou a importância da atuação correta das empresas visando a perenidade do negócio, a função social da empresa de gerar lucro e pagar impostos e que lucro corretamente auferido não é imoral, antiético ou criminoso.
Durante o evento o presidente da ADCE-MG, Sérgio Frade apresentou aos associados o “Projeto Banho de Amor”, criado pelo associado e empresário Marcos Calmon, com o objetivo de resgatar a dignidade e autoestima dos moradores de rua para reinseri-los na sociedade.
Realizado mensalmente, em parceria com o Sistema FIEMG, por intermédio do SESI-DR/MG, o objetivo do “Almoço-palestra” é proporcionar aos empresários e dirigentes de empresas elevar o conhecimento, adquirir informações, estimular o pensamento crítico e a constituir conexões práticas acerca de vários temas, em diversas áreas do saber.
Fotos: Wagner Diló Costa
![]() |
Visão panorâmica do almoço-palestra |
|
|
|
|
|
|