Página Inicial > Notícias > Informativo ADCE Minas – Almoço-palestra com Paulo Paiva, ocorrido em 27 Abril 2016
Informativo ADCE Minas – Almoço-palestra com Paulo Paiva, ocorrido em 27 Abril 2016
PAULO PAIVA AVALIA SITUAÇÃO POLÍTICO-ECONÔMICA NACIONAL EM Almoço-palestra
A Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE Minas), promoveu no dia 27 de abril, movimentado Almoço-palestra com o professor da Fundação Dom Cabral e presidente de honra do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Paulo Paiva. Com o tema “Em tempo de turbulências e incertezas”, Paiva fez uma análise detalhada da situação econômica brasileira em alguns governos passados, e pontuou sobre o atual momento econômico e político que atravessa o nosso país. “A economia brasileira viveu tempos excepcionais de crescimento entre os anos de 2004 e 2011. Naquele período uma conjunção de fatores internos e externos, como a alta das commodities, beneficiaram a expansão da nossa economia. Vamos voltar a esse patamar? Acredito que não! Vamos retornar ao nível que tínhamos nos anos 80, com crescimento de 2% se não mudarmos urgentemente os rumos da nossa política econômica”, previu Paiva.
Paiva avalia que a situação se inverteu após as mudanças nas orientações política e econômica e se agravou com a Operação Lava-Jato. Ele acredita que quem assumir terá que, em primeiro lugar, restituir a governabilidade, a legitimidade e a estabilidade política e econômica. Para ele o futuro presidente terá de se colocar como integrante de um governo de transição, e que não irá disputar a reeleição.
O presidente da ADCE Minas, Sérgio Frade, disse que a palestra foi bastante oportuna, considerando o ambiente político e o momento de incertezas pelo qual o país passa. Frade acredita que é de extrema importância que os empresários troquem informações e conhecimentos que possam contribuir para a retomada do crescimento. “Os problemas são tão complexos que a solução depende da colaboração de todas as forças da sociedade. Para enfrentá-los, os empresários precisam delinear melhor o seu papel nesse contexto”, analisou Frade.
Fotos: Wagner Diló Costa
Lúcio Sampaio (Sesi), Paulo Brant (Cenibra), Paulo Paiva (FDC), Sérgio Frade (ADCE Minas)
Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, Vice-Prefeito Délio Malheiros e Sérgio Frade, Presidente da ADCE Minas