Sustentabilidade é tema de reunião da ADCE
Diretor-presidente da Samarco disse ser preciso eliminar distância entre discurso e prática:
A palestra “Samarco e as práticas de sustentabilidade”, do diretor-presidente da Samarco Mineração, Ricardo Vescovi, marcou a reunião da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE). Ele avaliou que a discussão sobre o tema tem frequentemente girado em torno de números. Vescovi disse preferir contar a história por trás do crescimento da Samarco, que a sustentou por tanto tempo. “O DNA da Samarco levou a empresa a ser o que é. Hoje o grande problema das empresas é a distância entre discurso e prática. Temos que identificar nossas falhas e crescer em cima dessa percepção”, analisou.
Ele alertou que não se pode pensar no crescimento da empresa se esta não tem a aprovação da sociedade. E esta aprovação passa necessariamente pelo respeito à vida e ao ser humano. Vescovi lembrou que a atividade da mineração é uma outorga concedida pela sociedade. “Sem essa aprovação a empresa não tem futuro e, talvez, nem presente”, concluiu.
A importância da reputação da empresa também foi analisada pelo executivo. Ele ponderou que esse valor não se constrói da noite para o dia. É preciso um trabalho consistente por várias décadas para que as pessoas acreditem no que se diz e nas promessas que se faz “A reputação não vem da publicidade, nem de anúncios na TV, mas sim de valores. Valores que praticamos primeiramente com nosso público interno, antes de levá-los para a sociedade. Isso é o que fez a Samarco enfrentar tempos difíceis e crescer”, disse.
Ao final da reunião, o presidente da União Internacional Cristã de Dirigentes de Empresas da América Latina e vice-presidente da FIEMG, Sérgio Cavalieri, falou sobre o Projeto Nacional Responsabilidade Social Empresarial e Ensinamento Social Cristão “Empresa com Valores”. Essa ação une a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a ADCE Brasil. Seu objetivo é disseminar a aplicação de conceitos e práticas empresariais e sociais que tornem o ambiente empresarial mais ético, justo e humano.
Fonte: FIEMG
Fotos: Wagner Diló Costa