AGENDA ÉTICA

15/01/2010



Sérgio Cavalieri

Sérgio Cavalieri é presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Minas Gerais (ADCE/MG) 

Passada a fase mais aguda da crise financeira e econômica internacional, líderes políticos e empresariais apressam-se em apresentar as perspectivas para o ano que está começando. São previsões otimistas: a economia voltará crescer, no mundo, no Brasil e também em Minas Gerais, a taxas iguais e até superiores às registradas no período pré-crise. Significa que teremos mais investimentos, mais produção, maior geração de riqueza e renda, mais empregos.

É um cenário alentador, mas revela uma abordagem míope na medida em que omite uma variável fundamental na agenda de 2010 – a questão ética que, necessariamente, precisa avançar junto com as atividades política e com o crescimento econômico. Lamentavelmente, nos últimos anos o Brasil tem se revelado pródigo em exemplos pouco edificantes, dos quais o “Mensalão do Arruda” é apenas a face mais recente, denunciando absoluta falta de compromisso com princípios e valores que devem nortear relações sadias entre os diversos segmentos da sociedade.

É um desafio enveredar neste tema, sobre o qual muito se tem escrito e falado. Assumo o risco de fazê-lo, com a crença de que é o comportamento e a postura dos nossos líderes – na política, na economia e na sociedade – que moldam o mundo que estamos construindo e que desejamos ético, sustentável e comprometido com as gerações futuras. O que temos hoje não é modelo a ser seguido: posições de liderança são ocupadas por pessoas desprovidas de condições mínimas para exercê-los, na maioria das vezes pela absoluta ausência de valores, princípios e compromisso com a ética. São pessoas que “estão se lixando” para a opinião pública.

Isso precisa mudar. Independentemente do país, da religião, da cultura e da posição hierárquica, as principais características de um líder devem ser a sua retidão, sua atitude comprometida com a verdade, com a justiça, com o desejo de servir e de inspirar pessoas para o rumo correto e ético, edificando uma comunidade embasada em fundamentos sólidos, ordeira, respeitosa e que cresça e evolua alicerçada no bem e no amor ao próximo. Este é o alerta que nos faz o livro “Liderança baseada em Valores”, recentemente lançado pelo casal de

professores Marco Túlio Zanini e Carmen Migueles, da Fundação Dom Cabral, com a participação de um grupo de pensadores, acadêmicos, executivos e empresários do qual tive a honra de participar.
 
Indignados diante da desastrosa postura dos nossos atuais líderes – claro, há exceções -, os autores cumprem o objetivo de mostrar o que a sociedade espera deles, bem como os princípios e valores sobre os quais devem fundamentar sua atuação. O livro tem o propósito de mostrar que as profundas transformações sociais das últimas décadas romperam vínculos com o passado sem criar novos e quebraram paradigmas sem estabelecer sucedâneos. Enfim, desorganizaram as instituições e as empresas, trazendo incertezas sobre os caminhos a seguir. Neste vácuo, muitos líderes têm fraquejado diante das tentações. Nos momentos mais críticos, justificam suas decisões e ações com um relativismo sem precedentes, em um vale tudo interpretativo, seguindo maus exemplos de outros que os antecederam. Predomina a ambição desmesurada e o egoísmo extremado, ultrapassam-se limites e regras da boa convivência, rompendo o princípio mais importante para o desenvolvimento das pessoas, das instituições e da sociedade: a confiança.

Neste ambiente marcado por tantas mudanças tecnológicas, comportamentais e culturais, é hora de construir novos paradigmas, com a consciência de que o que ancora a sociedade e assegura solidez e perenidade às relações são os princípios e valores. São eles a bússola que indica o norte verdadeiro, motiva as pessoas, dá significado à existência humana, fazendo com que os indivíduos se sintam inseridos no processo de construção de uma nova realidade, permitindo que ajam de maneira independente, mas interdependente, e de forma responsável. Esta é a mensagem central do livro Liderança baseada em Valores, que guarda total alinhamento de idéias com a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Minas Gerai – ADCE.

Na política, no mundo empresarial e em todas as áreas da sociedade, precisamos de líderes que se empenhem em construir uma sociedade do bem. Os líderes que queremos devem abandonar o atalho da esperteza, da desonestidade, da corrupção, das vantagens obtidas, por exemplo, com as doações ilegais de campanha e com os serviços superfaturados. A sociedade civil organizada está cada vez menos tolerante com esses esquemas e conchavos. Entendemos, na ADCE, que a moderna liderança empresarial deve ser inspiradora e atuar segundo princípios cristãos. É, também, o entendimento do livro dos professores Zanini e Migueles, que apresentam um novo perfil de liderança, que não é mais apenas tecnicista, mas busca sensibilizar e mobilizar seus liderados para uma participação espontânea, solidária e ética.

Neste ano de 2010, tão importante e de tantas expectativas em função da retomada do crescimento da economia e das eleições presidenciais, para governos estaduais, Congresso Nacional e parlamentos estaduais, o Brasil precisa, como nunca, de grandes líderes empresariais e de grandes estadistas. Enfim, precisa de líderes que entendam as verdadeiras aspirações da nova sociedade e dos novos homens que habitam as empresas e o nosso país.


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